GALERIA DE FOTOS


PROJETO EDUCA EM CASA 2021

A Secretária de Educação Renata Tomaz, juntamente com as Monitoras e Estagiárias das Escolas Municipais, estão realizando as entregas das atividades remotas de porta em porta, para garantir que todos os alunos matriculados na rede municipal, estejam eles na zona rural ou urbana, recebam em casa os blocos de atividades. 







****************************************************

Atividades Adaptadas para alunos com NEE pautada na Pedagogia diferenciada.

A pedagogia diferenciada é uma pedagogia dos processos: desencadeia-se num ambiente de aprendizagem aberto, onde as aprendizagens são explicitadas e identificadas de modo que os alunos aprendam segundo os seus próprios itinerários de apropriação dos saberes e do fazer (Przesnychi apud ALMEIDA PRAÇA – 2010).

Realizar práticas pedagógicas diferenciadas na escola é necessário, pois existem estilos de aprendizagens diferentes: visual, auditivo, táctil/ sinestésico. Considerando esses aspectos individuais de aprendizagem, a diferenciação pedagógica é a adequação do estilo de ensino ao estilo de aprendizagem, principalmente quando se trata de alunos com necessidades educacionais especiais e deverá ter como ponto de partida a identificação e valorização das competências mais evidentes desses alunos.







******************************************************************

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Os conselhos funcionam como mediadores e articuladores da relação entre a sociedade e os gestores da Educação municipal. Destacam-se cinco funções do órgão:

Normatizar: elaborar as regras que adaptam para o município as determinações das leis federais e/ou estaduais e que as complementem, quando necessário.

Deliberar: autorizar ou não o funcionamento das escolas públicas municipais e da rede privada de ensino. Legalizar cursos e deliberar sobre o currículo da rede municipal de ensino.

Assessorar: responder aos questionamentos e dúvidas do poder público e da sociedade. As respostas do órgão são consolidadas por meio de pareceres.

Fiscalizar: acompanhar a execução das políticas públicas e monitorar os resultados educacionais do sistema municipal. (https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/perguntas-e-respostas-o-que-sao-e-como-funcionam-os-conselhos-municipais-de-educacao)

Segundo  a coordenadora de Redes Públicas da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), 2015- Evilen, Campos: "A razão de ser do órgão está em sua condição de cogestor das políticas públicas. Isso significa participar ativamente do sistema, compreendendo o planejamento, a execução e a avaliação como instrumento de melhoria do ensino".

Desta forma, o Conselho Municipal de Educação de Santa Maria de Itabira trabalha unindo forças e apoiando a SME nas ações do Programa Educa em Casa. 

A seguir, fotos das reuniões, on-line, para aprovação e avaliação do Projeto:


Secretária Municipal de Educação- Rosemary
Abaixo: Conselheiras: Cláudia, Gislaine, Ivanilde, Luciene, Priscila, Roselane, Vivian e Aparecida)

Conselheira Ivanilde

Conselheira Luciene Procópio



Conseljeira Roselane


Conselheira Paula Torres

Conselheira Vivian (destaque)
Abaixo: Conselheiras: Cláudia, Gislaine, Ivanilde, Luciene, Priscila, Roselane, Vivian e Aparecida)


Conselheira Aparecida(destaque)



















2 comentários:

  1. Nosso agradecimento às famílias dos nossos alunos que não estão medindo esforços para ajudarem seus filhos. Obrigada de coração!

    ResponderExcluir
  2. Estou encantada com a satisfação dos alunos. A alegria está estampada no olhar de cada criança.

    ResponderExcluir